Nosso Blog

O mundo dos caminhões passa por momentos de grandes novidades, tanto no Brasil como no exterior. Enquanto nova marcas começam a chegar ao segmento dos cavalos-mecânicos (como Nikola Motors, Tesla e Cummins), temos agora um lançamento de uma das marcas mais consagradas dos Estados Unidos, com mais de 117 anos de tradição. Estamos falando da Mack, que revelou a nova geração do seu caminhão Anthem. (mais…)

O Prêmio Best Truck contou com a participação 9.540 leitores dos sites das revistas TRANSPORTE MUNDIAL, “O Carreteiro” e seguidores do programa de TV Pé na Estrada, que votaram nos modelos de caminhões, furgões e marcas preferidos. Os modelos concorrentes foram indicados pelas próprias marcas para serem votados. Agora, vamos ver quem seria os vencedores se o duelo fossem entre as marcas Ford e Volkswagen, arquirrivais concorrentes desdes os tempos de Autolatina. Então vamos ver como ficou o embate nas categorias em que as duas marcas participaram: (mais…)

Especialistas estimam que o volume de cargas a ser transportado irá triplicar até 2050, relata o presidente mundial da Daimler Trucks, Wolfgang Bernhard. E não será possível triplicar a frota de caminhões, pois não há infraestrutura que seja viável. O caminho é aumentar a eficiência da logística que tem o caminhão como principal meio. Na Europa, 75% das cargas são transportadas por rodovias. No Brasil são cerca de 60%. A quantidade de caminhões que trafegam vazios chega a 25% das viagens, fora os que rodam sem estarem completamente carregados. (mais…)

Nós sabemos que o dia-a-dia dos estradeiros é muito movimentado e cansativo. Por isso, muitos aguardam ansiosos os feriados  para levar a família toda para uma viagem especial. (mais…)

Motor cansado refere-se ao desgaste interno da peça, que gera grandes folgas entre os anéis dos pistões e o os cilindros e também entre as bielas e virabrequim. Entre as características que podem indicar a necessidade de retífica do motor estão fumaça, falta de potência, ruído metálico ao acelerar, ponteira do escapamento melada de óleo, velas encharcadas de óleo e baixa compressão nos cilindros. (mais…)

O maior desejo de quem trabalha com um caminhão é aumentar a vida útil do seu bem. A depreciação de veículos está intimamente ligada às manutenções periódicas e aos cuidados com o excesso de carga, o tipo de combustível e a utilização de peças originais. Tudo isso ajuda você a manter o seu caminhão sempre como se ele estivesse novo, desde a durabilidade de pneus até a longevidade de itens como amortecedores, correias, etc. (mais…)

A Ford apresentou na última edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas) a picape grande F-450. A marca confirmou que a picape não será vendida no Brasil e que está em exibição apenas como demonstrativo das tecnologias que em breve devem equipar seus caminhões. (mais…)

A MAN, marca de caminhões e ônibus do grupo Volkswagen, apresentou recentemente seu caminhão elétrico na Alemanha. (mais…)