Nosso Blog

site---Com-o-combustível-cada-vez-mais-caro,-qualquer-economia-é-válida!-Confira-8-dicas-simples-para-gastar-menos.

A cada dia que passa tudo fica mais caro. Ninguém quer gastar mais, porém o carro só anda se tiver combustível. Isso quer dizer que, querendo ou não, precisamos dos postos.

Confira algumas dicas para que as suas idas ao posto de combustíveis sejam menos frequentes:

01. Alinhamento
A suspensão e direção desalinhadas aumentam muito a resistência à rotação dos pneus. Isso faz com que o carro precise “fazer mais força” para andar, gastando mais combustível. O alinhamento do conjunto suspensão/direção deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados, ou cada vez que o seu carro passar por um impacto forte, como um buraco, por exemplo.

02. Ar condicionado
Responsável por um aumento no uso de combustível de até 2%, o ar condicionado desligado em pequenos passeios é um aliado da economia. Sabemos que o calor está cada vez mais forte, mas, se o vidro aberto for uma opção, é mais econômico em pequenos trajetos. Em estradas, a regra deve ser aplicada ao contrário: quando estamos em velocidades mais altas, o ar condicionado é mais econômico do que os vidros abertos, pois a resistência do ar na segunda opção faz com que o carro precise queimar mais combustível.

03. Excesso de peso
Não é porque há espaço sobrando no carro que ele tem que ser preenchido. O porta-malas, por exemplo, deve ser usado apenas quando for necessário! Carro não é oficina, muito menos guarda-roupas… Quanto mais pesado o carro estiver, mais combustível irá gastar…

04. Aceleração uniforme
A aceleração uniforme é uma questão de hábito. Ela reduz consideravelmente o consumo de combustível e o desgaste do motor, além de, indiretamente, economizar o sistema de freios.

05. Se você está com calor, imagine o carro!
Há muitos anos não é mais necessário “esquentar o carro” quando ele é ligado. O correto é apenas ligar e começar a dirigir. É aconselhado que comece devagar, mas não precisa esperar para sair!

06. Não esqueça do mecânico
A manutenção em dia, faz com que você poupe dinheiro em tudo. A troca de um simples filtro de ar vencido, por exemplo, pode aumentar o consumo de combustível em até 10%! Se o filtro pode causar todo esse dano, imagine o resto do carro sem manutenção… Às vezes o barato sai caro!

07. Calibre os pneus periodicamente
Rodar com pneus murchos aumenta a resistência e prejudica tanto quanto a falta de alinhamento, por exemplo. Com pneus calibrados a economia é certa! Para se ter uma ideia, se a pressão estiver 30% abaixo do recomendado pelo fabricante, o consumo de combustível pode aumentar até 2,5%. Sem contar o prejuízo com o desgaste irregular…

08. Ao trocar de marcha, fique atento!
Não “estique” demais. Tente manter a rotação do motor em uma faixa econômica. Deixe as marchas “fortes” para subidas íngremes ou use-as para fazer o freio-motor, evitando deixar o carro em ponto morto, na famosa “banguela”. Essa prática diminui o consumo em motores com injeção e reduz o desgaste dos freios. A “banguela” aumenta o consumo e acelera o desgaste do sistema de freios.

Mantenha o seu carro em ordem! O dinheiro investido em revisões compensa a diminuição das paradas em oficinas!

Vá na Mundial e consulte um dos nossos vendedores!

fonte: www.noticiasautomotivas.com.br

Comentários ( 0 )

    Deixe seu comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *