Dicas sobre como economizar na manutenção do carro

Alinhamento e Balanceamento

Ao fazer alinhamento e balanceamento do veículo promove-se economia dos pneus, impedindo que eles se desgastem excessivamente e de forma desigual.

O serviço de balanceamento e alinhamento deve ser feito, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros rodados.

Freio

O freio é um dos itens de segurança mais importantes do carro. Ele é dividido em várias partes, e deve-se ficar atento com as datas de validade de cada uma delas.

O fluido de freio precisa ser trocado, pelo menos uma vez por ano, e as outras peças como o disco de freio, pastilhas, tambores e as demais precisam de uma revisão a cada 10 mil quilômetros rodados.

Filtro de Ar

É a manutenção mais rápida, fácil, barata e eficiente. É o filtro de ar que controla o fluxo de ar que auxilia o motor a funcionar com melhor performance, assim, diminuindo o desgaste.

O prazo de troca do filtro vai depender do uso do veículo, mas é importante que seja feito pelo menos uma vez por ano.

Óleo

Para a troca de óleo é preciso ficar atento à data estabelecida pela montadora, e isso serve tanto para o óleo lubrificante quanto para o filtro de óleo.

Contudo, em média, é importante que se faça a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. No próprio manual do proprietário vem marcado o tempo certo de se fazer a troca de óleo.

Filtro de Combustível

O filtro de combustível é uma espécie de guardião do tanque, que evita que qualquer sujeira chegue ao tanque junto com combustível, por isso é bom mantê-lo sempre em estado perfeito.

A troca para uma manutenção preventiva é recomendada entre 10 e 15 mil quilômetros rodados.

Velas

Para o funcionamento do motor as velas são fundamentais. A sua substituição deve ser feita depois dos 15 mil quilômetros rodados, em média.

É bom ficar sempre de olho, pois você pode não sentir de imediato diferença alguma no desempenho do carro, mesmo com elas danificadas.

Sistema de Arrefecimento

O sistema de Arrefecimento é o que comporta o radiador e o reservatório de expansão. A cada 30 mil quilômetros é recomendado que se faça a limpeza de todas as peças que compõem esse sistema.

Nesse mesmo período é bom que se troque o aditivo do radiador.

 

Outros contéudos do nosso blog!

Siga nossas redes sociais

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados