Reparação de unidades injetoras

Os veículos diesel devem passar por uma inspeção para garantir a baixa emissão de poluentes durante a rodagem e o sistema de injeção eletrônica contribui para que o motor tenha um bom desempenho, com baixo nível de gases tóxicos e economia de combustível.

A reparação de unidades injetoras é importante para que todo o sistema funcione corretamente, assim evita possíveis problemas e gastos desnecessários, aumentando sua vida útil. Quer entender mais sobre a reparação de unidades injetoras? Continue a leitura deste artigo!

O que é o Sistema de Unidade Injetora?

O sistema de unidade injetora é responsável pela injeção do combustível diretamente nos cilindros e substitui o conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais. É um dos principais componentes de alimentação de combustível, dispensa o uso de tubulações de alta pressão, possibilitando atingir altos valores de pressão, e cada unidade injetora está instalada no cabeçote do motor.

Em condições adequadas, o sistema de unidades injetoras apresenta diversas vantagens como:

– Economia de combustível;

– Distribuição correta de pressão e combustível aos bicos injetores;

– Injeção adequada de combustível no motor;

– Pulverização adequada de combustível.

Principais problemas na Unidade Injetora

A falta de manutenção correta e de cuidados com o sistema de unidade injetora, além do seu tempo de utilização, podem causar alguns problemas nesse componente e prejudicar o desempenho do motor. Alguns dos sinais que podem indicar que o sistema de unidade injetora está com problemas são:

– Consumo excessivo de combustível;

– Redução no desempenho;

– Excesso de fumaça;

– Motor vibrando;

– Falhas na ignição e ao trocar a marcha;

– Perda de potência e aceleração.

Quando esses sinais aparecerem, é imprescindível procurar a ajuda de uma empresa especializada em reparação de unidades injetoras.

Procedimento de diagnóstico do problema

O primeiro passo para a realização do reparo da unidade injetora é fazer o diagnóstico e descobrir onde está o problema. O diagnóstico é feito da seguinte forma:

1- Por meio de sua interface de comunicação, o computador é conectado ao veículo em um conector para verificar os códigos decorrentes das falhas apontadas. Os códigos de 50 a 56 são referentes às unidades injetoras.

2- Após a análise dos códigos, o técnico começa o trabalho prático com as peças e ferramentas adequadas.

3- É feita a retirada dos periféricos, parafusos e acionador de válvulas para dar acesso à unidade injetora e conseguir fazer a sua remoção.

4- Após a remoção da unidade injetora, é feita uma inspeção ou troca dos anéis de vedação e arruela.

5- Antes de iniciar o reparo, é importante fazer os testes das unidades injetoras na máquina e bancada específicas para verificar o seu funcionamento e se estão em condições de uso.

Para fazer a reparação de unidades injetoras, é importante contar com uma empresa especializada e com maquinário completo para esse tipo de serviço.

A Mundial Turbinas é autorizada de injeção Bosch Diesel Service e Delphi Technologies testamos unidades injetoras em bancada simulando o funcionamento do motor.

Entre em nosso site e conheça nossos serviços!

 

Outros contéudos do nosso blog!

Siga nossas redes sociais

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados

Posso Ajudar?