Revisão de turbina: o que você deve conferir no momento da manutenção preventiva

Você sabe como funciona a revisão de turbina? É importante que o processo seja realizado durante a manutenção preventiva. Isso porque ela tem o propósito de controlar e manter o bom funcionamento do veículo. Mas, o que é preciso verificar quando o procedimento é feito?
As turbinas são usadas para aumentar a potência de motores. Por isso, elas são equipadas em veículos que trabalham pesado, como os agrícolas e de carregamento de cargas. Suas vantagens estão tanto no desempenho, quanto na economia de combustível.  Por isso, é muito importante manter o bom funcionamento da turbina, pois ela exige atenção especial. Para ajudar você a entender como funciona, selecionamos neste texto informações necessárias de como é a manutenção preventiva nesses casos e o que você precisa conferir!

Quando realizar a revisão de turbina

A revisão de turbina deve ser realizada periodicamente para evitar danos e prejuízos no futuro. O mais indicado é que seja adotada a manutenção preventiva, justamente porque ela é capaz de reduzir possíveis problemas. As turbinas atuam em temperaturas muito altas, o que exige bastante cuidado para evitar a quebra e o mau funcionamento. Há algumas falhas que podem indicar a necessidade da revisão de turbina. O principal sinal é a perda da potência do motor, o que gera vazamento de óleo e outros problemas surgem: fumaça branca, folga no eixo, barulhos e ruídos, aumento no consumo de combustível e, consequentemente, nos gastos.

Como funciona a manutenção preventiva

Como mencionamos, realizar a manutenção preventiva é de suma importância para manter a vida útil da turbina. As vantagens de adotar esse tipo de manutenção está na possibilidade de reduzir os riscos de quebra, aumentar a segurança, evitar a degradação, conservar a peça e minimizar gastos. Ela funciona por meio de serviços periódicos, cuja atuação é feita em intervalos programados. Esses intervalos acontecem de acordo com os pré-requisitos definidos com o intuito de reduzir as chances de falha ou mau funcionamento do veículo.  Nesse momento, é feita a revisão de turbina, de modo que possibilita realizar a limpeza, lubrificação e possíveis reparos no motor.

Revisão de turbina: o que conferir

Entendido a importância de realizar a manutenção preventiva, veja o que é preciso conferir na revisão de turbina:
  • troca de óleo: é preciso verificar a insuficiência de óleo para realizar a troca de acordo com o fabricante;
  • troca de filtro: realizar a troca de filtro, também seguindo as especificações do manual;
  • impurezas indesejáveis no motor: verificar se não há nenhum objeto que possa ter caído dentro do motor, evitando riscos de danos;
  • nível de óleo: cuidar para não completar o nível de óleo e sim realizar a troca por completo;
  • lubrificação: atenção especial a isso, pois deve ser usado lubrificante específico de acordo com a montadora;
  • verificação de componentes: checagem completa de componentes, como: filtros de ar, cabos de vela e de ignição, combustível, entre outros.
Vale ressaltar que esse processo deve ser realizado por profissionais capacitados. Além disso, é necessário contar com uma empresa que disponibilize equipamentos de ponta. E é exatamente esse o foco do Mundial Turbinas: qualidade e compromisso. Faça um orçamento e comprove!

Outros contéudos do nosso blog!

Siga nossas redes sociais

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados

Posso Ajudar?