Sistema de pós-tratamento: saiba todos os detalhes e veja o quanto o método pode ser importante

Com as regras sobre redução de emissão de poluentes surgiu também novas tecnologias para que os veículos reduzissem os gases tóxicos liberados pelo escapamento. O Sistema de Pós-tratamento passou a ser um componente obrigatório, principalmente nos veículos pesados. Dois sistemas são mais comuns: o EGR (Recirculação de Gases da Exaustão) e o SCR (Redução Catalítica Seletiva).

O EGR utiliza uma válvula que controla os gases e faz com que eles voltem para admissão do motor e novamente entrem em combustão. Esse processo evita a formação de óxidos de nitrogênio (NOx), um contaminante atmosférico que causa muitos problemas de saúde.

Já o sistema SCR consegue transformar os gases poluentes em água e oxigênio antes que eles sejam lançados na atmosfera pelo escapamento. Esse sistema usa um reagente químico chamado ARLA 32, que é uma solução de ureia e água desmineralizada e sua injeção é diretamente no escapamento e controlada eletronicamente.

O mais utilizado em veículos pesados é o sistema SCR e ele é fundamental para proteger o meio ambiente, no entanto é necessário que o produto ARLA 32 seja usado corretamente para não causar danos ao motorista, ao veículo e até multa.

Benefícios de se usar o sistema de pós-tratamento

A utilização de um sistema de pós-tratamento possui diversos benefícios, como:

Respeito às leis

A não utilização de um sistema de pós-tratamento é considerada uma infração de trânsito e pode gerar multas e apreensão do veículo. Além disso, um veículo que está liberando gases sem um controle pode provocar o que os especialistas chamam de efeito smog, que é a diminuição significativa da visão para os outros motoristas e ser causa de acidentes.

Sustentabilidade

A emissão de poluentes na atmosfera pode acarretar vários problemas de saúde. Pesquisas avaliam que os carros são responsáveis pela grande maioria de partículas tóxicas no ar causando aquecimento e efeito estufa. Usar um sistema de pós-tratamento é cooperar com o meio ambiente e agir ecologicamente correto.

Economia

Nos veículos desprovidos de um sistema de pós-tratamento há maiores desgastes dos componentes, o que pode ocasionar problemas nas estradas e gastos inesperados. Com a instalação do sistema de pós-tratamento, há maior vida útil dos componentes. Nesse quesito ainda é importante frisar que por causa do diesel recomendado (o S-10 – que possui menor teor de enxofre), as idas na oficina diminuem, já que até as trocas de filtros e óleo podem ser adiadas.

Tecnologia

A tecnologia usada no sistema SCR é avançada. Tanto o lançamento do ARLA 32 no escapamento é feito eletronicamente como também é possível monitorar, através de um painel, as emissões e o nível do ARLA 32. Se os gases expelidos estiverem fora dos padrões recomendados é emitido um aviso para que o sistema seja revisado.

Para fazer a reparação do sistema de pós-tratamento, conte com a Mundial Turbinas! Possuímos uma equipe capacitada e o maquinário completo para realizar a reparação desse tipo de sistema.

Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Até breve!

Outros contéudos do nosso blog!

Siga nossas redes sociais

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados

Posso Ajudar?