Unidades injetoras: saiba como evitar problemas

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da manutenção preventiva e dos cuidados inerentes às unidades injetoras, não é mesmo? Afinal, além de desempenhar um papel fundamental na alimentação do combustível de diversos equipamentos e automóveis, quando são acometidas por algum defeito, podem paralisar toda a operação. Por isso, atenção!
Consideradas de componentes de alta performance, as unidades injetoras são peças que combinam a bomba e o bico injetor, sendo responsáveis por alimentar motores de máquinas e automóveis. O componente atua em conjunto com o regulador de rotação, diminuindo o fluxo na câmara de combustão e consequentemente a emissão de gases poluentes. Isso significa que não é possível utilizar as unidades com potência reduzida, já que qualquer falha ou danificação nesses componentes podem comprometer a eficiência e fazer o motor parar de vez e os gastos inesperados aumentarem consideravelmente. 

Saiba como identificar problemas

Com alta performance e durabilidade, as unidades injetoras são equipamentos resistentes, mas que podem apresentar defeitos com o passar do tempo, especialmente quando utilizadas exaustivamente todos os dias. No entanto, os maiores problemas estão relacionados à falta de manutenção preventiva e à utilização de combustíveis de procedência duvidosa. Como nestes casos os defeitos podem surgir de forma silenciosa, é fundamental prestar atenção a detalhes como aumento no consumo de combustível, variação de rotação do motor, vazamentos nas unidades injetoras e em outras peças e ausência de regulagem.

Confira como evitar problemas com as unidades injetoras

Para aumentar a vida útil das unidades injetoras e dos seus componentes, evitando falhas e problemas técnicos, é imprescindível realizar manutenções preventivas e apostar na adoção de algumas boas práticas.  Importante ressaltar que ao contrário do que muitos pensam, a revisão periódica pode gerar uma economia enorme para os motoristas. Isso porque, ao atuar de forma preventiva, você consegue identificar o problema no início e tem um tempo hábil para solicitar peças e ajustar o que for necessário sem perder dinheiro. A ação corretiva, por sua vez, geralmente incide em valores mais altos e, de quebra, equipamentos parados, diminuindo a produtividade e eficiência.  Outra dica para evitar problemas e aumentar a vida útil das unidades injetoras está relacionada a forma de utilização do filtro separador de água. Como é um reservatório com baixa capacidade, deve ser usado de forma consciente, já que o equipamento com o filtro cheio pode causar problemas na potência do componente, a médio e longo prazo. Por isso, esvazie o reservatório de água sempre que necessário. No mais, lembre-se sempre de abastecer com combustível de qualidade. Realizar testes e ajustes técnicos, bem como regular as válvulas, também são ações fundamentais para identificar e evitar qualquer outro problema.  Conte com uma empresa que disponibilize equipamentos de ponta, como a Mundial Turbinas. Faça um orçamento agora mesmo! Agora que você já sabe como evitar problemas com as unidades injetoras, confira algumas boas práticas que devem ser adotadas na revisão preventiva de turbinas. Acesse o nosso blog e saiba mais!

Outros contéudos do nosso blog!

Siga nossas redes sociais

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados

Posso Ajudar?