Vai pegar a estrada? Confira 20 dicas de cuidados importantes.

site---Vai-pegar-a-estrada-Confira-20-dicas-de-cuidados-importantes

01. Água: verifique o nível no reservatório do radiador, o sistema de arrefecimento do motor. Se estiver abaixo do recomentado, complete. O reservatório possui uma marcação de nível ideal, que deve ser respeitada. Já que estamos falando de água, não podemos esquecer da água dos limpadores de para-brisas.

02. Bagagens: evite levar malas em excesso. Peso extra significa maior consumo de combustível, além de aumentar a distância necessária para frenagem. Coloque tudo no porta-malas, deixando os volumes mais pesados embaixo. Não deixe objetos soltos no carro, pois eles podem “voar” em manobras bruscas e, consequentemente, ferir os passageiros.

03. Bateria: a carga deve ser verificada antes de seguir viagem. Caso a bateria não esteja com a capacidade regular, a troca é necessária. Viajar com a bateria descarregada coloca o carro e os ocupantes em risco de “ficar na rua”.

04. Chuva: com a pista molhada, a atenção deve ser redobrada, para não dizer triplicada. Evite pisadas bruscas no freio e procure dirigir a uma velocidade menor e com o motor “mais cheio”, ou seja, com giros mais altos. Tome cuidado com as poças d´água na estrada e, em casos de chuvas torrenciais, o ideal é encostar no primeiro posto de gasolina e esperar diminuir.

05. Combustível: no caso dos motores flex, o ideal é abastecer com gasolina. Apesar dela ser mais cara, rende mais e o carro fica com maior autonomia, ou seja, precisa abastecer menos vezes. Com menos paradas, você chega ao seu destino mais rápido e corre menos risco de ficar sem combustível, o que é uma vantagem significativa em estradas com poucos postos de combustível.

06. Horário: sempre que possível é aconselhável evitar os horários de pico, como no fim de tarde, começo da noite e primeiras horas da manhã. Em feriados prolongados, por exemplo, sair nesses períodos é certeza de enfrentar grandes congestionamentos.

07. Crianças: é obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos infantis para crianças menores de sete anos e meio. Use o equipamento ideal para cada faixa etária. Vale lembrar que é proibido que a criança ande no banco da frente até os 12 anos.

08. Documentação: confira se você está com toda documentação em dia e se não se esqueceu de pegar o RG, a carteira de motorista e o documento do veículo. Qualquer problema no trajeto pode requerê-los.

09. Entretenimento: quando há mais de um adulto no carro, é interessante brincar com as crianças. Dessa forma a viagem se torna menos cansativa para elas. Cantar músicas e contar histórias são excelentes opções. Tome cuidado com jogos eletrônicos, pois o movimento do carro pode causar náuseas.

10. Extintor de incêndio: fique atento à validade do equipamento. Quando o extintor está vencido, além da multa, pode não funcionar do modo correto no caso de alguma emergência. Leia as instruções de uso para saber como proceder e verifique a data de validade do produto.

11. Freios: verifique o nível do fluido de freio no compartimento do motor e, em caso de falta, complete com um produto que siga as especificações do manual do proprietário. O baixo nível do fluído faz o pedal do freio afundar mais, ao mesmo tempo em que o veículo perde poder de frenagem, oferecendo grandes riscos em velocidades mais altas.

12. Limpadores dos vidros: para testá-lo, jogue água no vidro e ligue o limpador. Se a limpeza não for uniforme, é sinal que as palhetas estão ressecadas ou desgastadas, o que pode comprometer a visibilidade. Nesse caso a troca deve ser imediata.

13. Luzes: cheque todas as as lâmpadas dos faróis alto, baixo e de neblina, além das luzes dos freios e das setas de direção (pisca). Se possível, faça a regulagem do facho dos faróis, que iluminam menos e ofuscam a visão dos motoristas contrários quando estão mal regulados.

14. Neblina: é a maior vilã dos motoristas quando a viagem passa por serras. Caso ela apareça, diminua a velocidade, acenda os faróis baixos e os de neblina. Nunca utilize o farol alto – ele diminui ainda mais a visibilidade. Procure uma referência no asfalto, como as faixas pintadas no chão, para manter-se na trajetória ideal. Só pare no acostamento em casos de extrema emergência e, se acontecer, ligue o piscaalerta.

15. Óleo do motor: verifique o nível de óleo e, se necessário, complete com o um produto de mesma especificação. Nunca utilize o carro com o óleo vencido, isso causa sérios danos aos componentes do motor. O dano pode custar muito mais caro que a troca de óleo.

16. Pneus: verifique o estado de todos os pneus, inclusive o step. Calibre de acordo com a pressão recomendada no manual do proprietário. É recomendável também fazer o alinhamento e balanceamento, além de checar o triângulo, o macaco e as chaves de roda — você pode precisar deles no trajeto.

17. Refeições: procure fazer refeições leves antes de pegar a estrada. Comer demais ou ingerir comidas pesadas pode causar sonolência ou mal-estar durante a viagem. E, obviamente, nunca ingira bebidas alcoólicas.

18. Sono: nunca pegue a estrada com sono. Por mais que pensemos que seja possível controlar a sonolência, não vale a pena arriscar. Caso aconteça durante a viagem, pare em um posto de combustível e tire uma soneca – não é o ideal, mas ajuda. Uma “piscada” mais demorada ao volante pode causar um acidente terrível.

19. Seguro: tenha sempre à mão o número do telefone de emergência da sua seguradora e confirme se o prazo de validade do seguro não venceu antes de viajar. A maioria dos planos oferece assistência e reboque 24 horas em todo território nacional.

20. Prudência: a maioria dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas. Respeite a sinalização e as leis de trânsito. Os limites de velocidade da via e a distância segura em relação ao veículo da frente.

Seguindo o passo a passo, sua viagem será tranquila e livre de preocupações!

Outros contéudos do nosso blog!

Dicas

Troca de óleo

A troca de óleo é um dos procedimentos mais importantes na manutenção preventiva do seu veículo. Afinal, o óleo é responsável por lubrificar as peças

Leia mais »
Bomba Injetora

Reparo em sistemas diesel

O reparo em sistemas diesel é uma atividade complexa e que exige conhecimento técnico especializado. Quando se trata de problemas em motores diesel, é fundamental

Leia mais »

Siga nossas redes sociais

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados