Sair com o caminhão carregado e frio, depois de uma noite de descanso, exige alguns cuidados importantes.
Acontece que, de noite, com a queda da temperatura, os materiais, principalmente o metal, estão mais retraídos, ou seja, eles diminuem de volume, porque suas moléculas e átomos estão se agitando menos.
Com o calor, a agitação das partículas faz com que os materiais expandam, cresçam mesmo, e passem a procurar uma acomodação entre os espaços livres.
Por isso, ao sair de manhã com o caminhão frio, é muito importante ligar o motor e deixa-lo esquentando um pouco. Com isso, os componentes saem da inércia e se expandem, ficando mais ajustados para se mover.
Outro item muito importante é a carroceria, a carga e o chassi. Sair devagar com o caminhão no frio, depois de uma noite de descanso, é crucial. Se você forçar as molas e outras partes do caminhão, como a suspensão, com carga em cima, no frio, o metal tende a estalar e quebrar mais fácil, trazendo prejuízos.
O ideal é esperar 30 segundos com o motor funcionando e sair aos poucos, bem devagarinho, sem forçar o caminhão. Depois dos primeiros metros de rodagem, as molas e outras peças já vão estar mais aquecidas e prontas. Aí sim o caminhão estará nas condições ideais para fazer a viagem que precisa.
Vale a pena esperar alguns segundos e ter cuidado ao sair. Assim, você cuida do seu patrimônio e evita desgastes desnecessários.
Na Mundial Turbinas o cuidado com o seu caminhão vem em primeiro lugar!
Com informações do Planeta Caminhão