Freios – Item de extrema importância quando se trata de segurança, o sistema de freio deve estar no topo do ranking na hora da manutenção preventiva. Ela permite manter o veículo com a frenagem ideal, dentro das especificações do fabricante, funcionando sem ruídos e com o tempo de parada exato. A inspeção deve ser realizada a cada 5 mil quilômetros em carros que passaram dos 20 mil, evitando assim maiores danos.
Os veículos de passeio normalmente possuem freios a disco nas rodas dianteiras e freios a tambor nas traseiras. Algumas versões mais esportivas ou modelos luxuosos têm freio a disco nas quatro rodas. O sistema de freio é composto por pedal de acionamento, servo-freio, cilindro mestre, quatro cilindros auxiliares, pastilhas e lonas.
Quando o freio de seu veículo começa a não pegar bem ou fazer aquele barulhinho chato esta é a melhor hora para você ir ao Centro Mecânico. A maior incidência é em relação às pastilhas, mas existem outras causas para esse problema.
– O material usado na composição da pastilha pode ser muito duro
– O barulho pode existir devido à flutuação da pastilha na pinça de freio
– O contato irregular da pastilha com o disco também pode provocar barulhos
– O disco de freio também pode ser o causador do incômodo
– Ruídos podem ser gerados pelo acúmulo de sujeira dos dias chuvosos ou até mesmo por sujeiras que o carro pega durante o cotidiano.