Compra de caminhões: 4 erros comuns que devem ser evitados!

É uma realidade hoje a enorme variedade de opções para todos os tipos de veículos, e claro que os caminhões também fazem parte desse grupo. Nacionais, importados, de grande e pequeno porte, a gama é muito grande para quem deseja adquiri-los, seja um caminhoneiro querendo seu primeiro veículo ou um empresário querendo ampliar sua frota. Claro, muitas armadilhas existem, e vamos listar aqui alguns erros que devem ser evitados ao comprar um caminhão.

Prestações maiores que o bolso

A primeira dúvida na hora da compra do caminhão geralmente é escolher entre um zero km ou um seminovo. A principal questão aqui é o dinheiro a ser investido. Mesmo que as condições do financiamento sejam boas, às vezes um seminovo atende o consumidor da mesma forma com um valor de investimento menor, evitando a preocupação mensal de que se vai ou não conseguir pagar a prestação.

Esquecer os gastos extras

Além do valor do veículo, muita gente se esquece dos gastos extras que pode ter ao adquirir um caminhão, e acaba se surpreendendo com os valores. Independentemente se for novo ou usado, você terá que arcar com emplacamento, IPVA anual, licenciamento, seguro obrigatório, DPVAT anual, seguros extras (indispensáveis num país como o Brasil), carteira de habilitação C e a manutenção. Como vimos, um grande número de questões deve ser levado em conta na hora da compra.

Caminhão errado para a função

Um detalhe muito importante que deve ser lembrado é para qual função o caminhão está sendo adquirido. Você não precisa de um caminhão enorme se for fazer apenas pequenas entregas e mudanças, da mesma forma que adquirir um veículo que suporte menos carga que o trabalho exige acarretará em estragos e muitos prejuízos futuros. Lembre-se bem de como será a sua rotina com o caminhão, e veja qual modelo se adapta melhor a ela.

Escolher a forma de pagamento errada

Existem várias formas de se adquirir um veículo, e deve-se estudar muito a melhor delas. Se não puder comprar à vista (sempre a melhor opção), temos o consórcio, que tem a vantagem de poder dividir em até 100 parcelas; o Leasing, quando a empresa arrendadora dos serviços adquire o veículo e o condutor tem a opção de ficar com ele em determinado prazo; o CDC, Crédito Direto ao Consumidor, quando um empréstimo é dado e o caminhão fica no nome do condutor, mas  fica como garantia, sendo essa a melhor opção para pessoas físicas. Ultimamente muitos caminhoneiros utilizam o Finame, que tem juros baixos a longo prazo além de um período de carência de até 12 meses. São várias opções, cabendo ao cliente ter calma e paciência na hora de fechar o negócio.

Várias questões fundamentais devem ser levadas em conta na hora do compra do caminhão. O cliente deve se lembrar de qual será o uso do veículo, das condições financeiras do momento da compra e do rendimento esperado com o uso do veículo. Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

Outros contéudos do nosso blog!

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados