Dirigir na estrada exige mais atenção do que na cidade, mesmo para motoristas experientes. Os carros trafegam em velocidade maior, a sinalização muitas vezes é precária e imprevistos podem exigir uma resposta rápida.
Antes de pegar a estrada, é fundamental verificar se o carro tem todos os equipamentos de segurança em perfeito funcionamento e se o seu seguro está em dia.
Veja abaixo as dicas que selecionamos para enfrentar situações que podem ocorrer nas rodovias.
– Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente.
Isso é ainda mais importante nos dias de chuva, pois o carro que está na sua frente pode levantar água e prejudicar sua visão.
– Facilite a ultrapassagem
Quando o carro que vem atrás de você quiser ultrapassar, facilite a manobra. Diminua a velocidade até que ele passe e esteja a uma distância segura.
– Reduza a velocidade em caso de animais na pista
Ao ver animais na pista, não é indicado buzinar nem utilizar o farol alto pois isso, ao invés de afastar os animais, pode assustá-los e paralisá-los. O mais indicado é reduzir a velocidade ou parar, sempre lembrando de sinalizar com antecedência aos outros motoristas.
– Se chover, tenha muita atenção e cuidado redobrado
É importante diminuir a velocidade, acender os faróis, manter uma distância maior em relação ao veículo da frente e não frear de maneira brusca. Se possível, desvie de áreas com acúmulo de água na pista para evitar aquaplanagem. Confira recomendações e cuidados para dirigir na curva.
– Nunca freie em uma curva
Desacelere antes de entrar na curva e só acelere novamente no final dela.
– Ao dirigir à noite, diminua a velocidade
Evite pegar a estrada à noite se estiver com sono ou cansado. Use as faixas e as marcações da pista para se guiar, além das luzes do carro à sua frente. Redobre a atenção e lembre-se de nunca usar farol alto.
– Em caso de neblina, use os faróis baixos ou os especiais para neblina
Também é fundamental evitar as ultrapassagens, diminuir a velocidade e manter distância maior em relação ao veículo da frente.
– Respeite os limites de velocidade
Isso também vale para o caso da pista estar livre. O carro em alta velocidade demora mais para responder aos comandos e fica mais difícil de dominar.
– Tenha muito cuidado ao ultrapassar
A ultrapassagem é uma manobra arriscada, que deve ser muito bem calculada. Só faça se tiver certeza que conseguirá completá-la sem colocar em risco sua segurança e a dos outros condutores. Obedeça a sinalização e lembre-se de dar seta para sinalizar seus movimentos.
Só ultrapasse pela esquerda – nunca pelo acostamento – e volte o quanto antes para a sua faixa. Nunca ultrapasse em curvas e aclives e tenha atenção redobrada ao faz a manobra em dias de chuva.
– Respeite a capacidade de carga
Distribua a bagagem corretamente para não deixar o carro desequilibrado. Evite trafegar com objetos soltos dentro do veículo, pois eles podem atingir os passageiros ou até os vidros no caso de uma freada brusca.
– Nunca trafegue pelo acostamento
Ele só deve ser usado para parar o carro em caso de pane mecânica ou situação de emergência. Quando isso acontecer, lembre-se de sinalizar corretamente com o triângulo e pisca-alerta e evite parar em curvas.
– Em caso de vento muito forte, segure no volante com mais firmeza
Também é importante reduzir a velocidade, pois o carro pode ficar bastante instável.
Lembre-se de dirigir com prudência e bom senso. Siga o Código de Trânsito e faça uma boa viagem!