Cuidados adicionais são exigidos ao dirigirmos pickups

O sucesso dos utilitários popularizou um tipo de carro tecnicamente rústico: a picape. Milhares de pessoas puderam ter a sua para desfilar acima dos outros motoristas e sentir-se mais “segura”. Só que muitas desconhecem o comportamento atípico delas em situações adversas.

Ainda fabricadas sobre chassi, as picapes médias e grandes têm um Centro de Gravidade elevado devido à concentração de massas (chassi, motor, câmbio, diferencial, passageiros e carga) numa altura incompatível com a suspensão dianteira mole e pneus de laterais flexíveis.

E para agravar esses defeitos há a suspensão traseira excessivamente rígida – para adequar-se à arcaica lei do uso do Diesel – que produz efeitos indesejáveis. Para amenizar esses defeitos os fabricantes instalam direções lentas e muitos proprietários carregam lastro na caçamba, duas soluções para maior segurança.

E outros cuidados devem ser tomados durante a condução. O motorista deve ter maior capacidade de previsão e antecedência. Isso porque os freios não são tão eficazes e perdem eficiência rapidamente, devido ao peso do veículo.

A suspensão dianteira macia dá margem à transferência de massas e ao descontrole em frenagens fortes. Como em todo veículo alto, o Eixo de Rolagem Longitudinal, determinado pelos pontos de fixação das suspensões, está muito abaixo do CG.

Isso faz com que haja atraso e maior risco nos desvios bruscos (às vezes é melhor passar pelo obstáculo). As curvas precisam de atenção, já que nenhuma picape oferece ESP e nelas os sobresterços são iminentes.

O que faz o motorista esquecer-se dessas e muitas outras dicas de segurança é a tração traseira e o elevado torque aliados ao cativante ruído da turbina, além da sensação de segurança. De fato são bem interessantes de sentir, mas a velocidade de viagem deve ser sempre inferior à de um automóvel pequeno.

Infelizmente, muitos picapeiros são bem afoitos quando precisam ultrapassar e adoram fazer manobras arriscadas. Como certos tipos de veículo, picapes com chassi exigem cuidados e não toleram imperícia.

 

 

Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/

 

Outros contéudos do nosso blog!

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados