Ruídos e estalos do freio motor, é normal?
Sim. O ruído é causado pela saída dos gases de escape por uma saída com furo restringido. Enquanto o freio motor está acionado, este furo na borboleta do dispositivo permite somente a saída de uma pequena parcela dos gases, mantendo o tubo primário cheio, o que efetivamente ajuda a segurar o motor. E o “estalo” é proveniente da movimentação do mecanismo, que contém um cilindro pneumático.
Como economizar no combustível?
Alto consumo de combustível normalmente está relacionado aos itens da alimentação de ar (filtro, turboalimentador e intercooler), calibração semanal da pressão de ar nos pneus (e a própria largura da banda de rodagem dos pneus), a carga que o veículo carrega e, por que não, da forma de conduzir o veículo. A temperatura razoável da água para um motor diesel trabalhar adequadamente, com economia de combustível e lubrificante, é por volta dos 85 ºC a 92 ºC, que é regulada pelas válvulas termostáticas. Trabalhando constantemente abaixo disso, haverá consumo maior e rendimento menor.
Consumo de óleo lubrificante
O consumo de óleo lubrificante é calculado mediante o volume de combustível consumido. Considere como aceitável, para um motor já bem rodado, um valor aproximado de 0,5% do combustível que o veículo consumiu. Ou seja: para cada 100 litros de combustível, vão também ½ litro de óleo lubrificante. Lembre-se que não estamos considerando falhas paralelas, como vazamentos, filtro de ar obstruído, etc. Há também o agravo de uso de óleo lubrificante não especificado.
Quanto mais o motor rodar, este percentual vai aumentando até que fique insustentável primeiro pelo custo, depois pelo dano ambiental que o motor está causando pela emissão de fumaça branca.