A turbina ou turbocompressor é uma peça de extrema importância para o bom funcionamento do caminhão e da caminhonete. É esse equipamento que oferece mais ar e a pressão correta de carga para o motor, permitindo maior queima de combustível e, assim, mais potência ao seu veículo.
Assim, quando a turbina apresenta defeito, ela pode estar sinalizando que existe algo de errado com o motor do veículo. Como qualquer peça, a turbina tem uma vida útil e pode vir a apresentar uma falha repentina, caso não seja realizada a manutenção adequada no veículo.
Segundo Alisson de Almeida Machado, responsável técnico da Mundial Turbinas, o bom funcionamento da turbina depende que o filtro de ar esteja com a manutenção em dia; que sistema de ar, que englobam as mangueiras, as abraçadeiras e o intercooler, esteja sem vazamentos; e que a pressão de óleo do motor esteja funcionando adequadamente.
“A queda de rendimento, o aumento do ruído, a fumaça branca e a redução no nível do óleo dos lubrificantes são os principais sintomas que mostram que a turbina está com problemas. Por isso, para evitar qualquer dano, indicamos que o proprietário do caminhão ou da caminhonete siga a tabela de manutenção da montadora”, explicou o especialista.
De acordo com Alisson, é muito comum os técnicos da Mundial Turbinas receberem turbos danificados por falta de manutenção no filtro de ar, o que causa um desgaste prematuro no rotor compressor do turbo. “A falta da manutenção no óleo lubrificante é um dos principais causadores de desgaste prematuro nos mancais, o que ocasiona folga no eixo do turbo e baixo rendimento do veículo”, afirmou.
Mas os problemas no turbo estão relacionados principalmente a quê?
- Falta de manutenção do óleo do motor, pois sem a lubrificação correta a peça não consegue trabalhar nas condições ideais.
- Descaso com a revisão de outros itens, como filtro de óleo e de ar.
- Pressão insuficiente de óleo lubrificante, por causa da falta de manutenção no sistema de pressão de óleo de motor.
E antes de substituir o turbo, o que é preciso verificar?
- Inspecionar as condições do filtro de ar.
- Verificar e limpar mangueiras, conexões e tubulação da linha de lubrificação.
- Substituir os filtros no prazo indicado.
- Quando trocar o filtro de óleo, é preciso encher o novo filtro com óleo novo, além de instalar e girar o motor sem dar a partida e até que o sistema alcance a pressão ideal. Em seguida, deve-se funcionar o motor em marcha lenta até a pressão se estabilizar.
Verificar regularmente o nível e a qualidade do óleo lubrificante.
E como aumentar a durabilidade da turbina?
- É preciso realizar a substituição dos filtros e do óleo lubrificante no prazo determinado pela montadora do veículo.
- Utilizar sempre óleo lubrificante com as especificações indicadas pela montadora, observando a viscosidade (ex: 5w30) e os aditivos (ex: API SN). Assim, você vai garantir durabilidade de seu turbo.
- Para veículos que transitam em estrada de terra, é indicado fazer a inspeção visual no filtro de ar com maior frequência e se, necessário, substituí-lo.
- Ao dar partida o motor, deixe-o funcionando de 30 a 60 segundos antes de sair com o veículo, isso vai garantir que o óleo lubrificante chegue até ao turbocompressor, garantindo seu pleno funcionamento.
- Ao estacionar o veículo, antes de desligar o motor, deixe-o em macha lenta por 60 segundos. Com isso, as partes móveis do turbo vão reduzir a sua rotação, evitando o desgaste prematuro das peças.
E aí, gostou das dicas do nosso especialista? Então deixe um comentário pra gente saber a sua opinião!