A escolha certa do pneu está diretamente relacionada à segurança e ao rendimento do caminhão durante a viagem. Componente esse que, junto com a suspensão, é o grande responsável por sustentar todo o peso da carga na estrada.
Os diferentes tipos de rodovias, no entanto, exigem configurações específicas dos brutos. O trecho em que o caminhão circula também é um dos principais fatores que devem ser considerados na hora de escolher os pneus. Abaixo, listamos os tipos de trajetos existentes, bem como qual tipo de pneu se encaixa melhor para cada trecho. Confira:
– Trajeto Urbano
Trajetos urbanos exigem constantes manobras, aceleração e frenagem dos componentes. Opte por pneus para alta severidade, já que circulam em períodos com e sem carga.
– Trajeto Rodoviário
Percursos planos, longos “retões” e asfaltados. O pneu mais adequado é o para baixa severidade.
– Trajeto Regional
Estradas asfaltadas, com aclives e declives acentuados. É a principal condição de uso das estradas do Brasil. Escolha o pneu para média severidade.
– Trajeto Misto
Rotas compostas por locais com asfalto e trechos com terra. Nelas, o pneu mais indicado é o misto.
– Trajeto fora da Estrada
Locais acidentados, extremamente brutos e com pedras de terra. Para dar conta do trecho, escolha o pneu off-road.
Quando for trocar os pneus do seu caminhão, certifique-se de que eles são do mesmo tamanho indicado pelo fabricante. Isso evita o desequilíbrio do veículo e o desgaste das peças, como rolamentos, molas, suspensões e amortecedores. Verifique ainda, o tamanho do pneu no manual do proprietário do caminhão.
Ao escolher os pneus de caminhões, é importante avaliar também:
- Características do trajeto;
- Velocidade média trafegada;
- Carga transportada;
- Posição da montagem.
Para preservar os pneus do caminhão, garantindo que durem mais e tenham o melhor desempenho, siga os passos abaixo:
- Calibre os pneus na pressão correta: pneu com pressão baixa acelera o desgaste das peças e faz com que o caminhão consuma mais combustível do que o normal.
- Faça revisão mecânica: molas e amortecedores com problemas influenciam na durabilidade dos pneus. As rodam terão que fazer esforço extra para rodar.
- Faça o rodízio de pneus: a troca de posição equilibra o desgaste dos pneus.