Fumaça preta – o que é e por que você precisa evitá-la

Quando algo está errado com nossa saúde, nosso corpo nos envia sinais: dores, manchas, coceiras etc. E assim também é com a saúde do seu veículo. Você precisa estar atento aos sinais que ele enviar para saber se tudo está de acordo.

Um dos sinais que é preciso observar é a cor da fumaça que sai do carburador: se ela é uma fumaça negra, isso é um sinal de que seu veículo está precisando de cuidados especiais. Confira a seguir mais informações sobre a “fumaça preta”.

O que é a fumaça preta

A fumaça preta ocorre nos veículos a diesel, e a coloração escura indica que o combustível não está sendo completamente queimado. A fumaça preta é, na verdade, o carbono pulverizado, é como o diesel fica quando está muito quente mas não tem oxigênio suficiente para sua combustão. Ou seja, a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível.

Essa anomalia pode ser resultado de um carburador mau ajustado, ou ainda do bloqueio do filtro de ar. Além disso, observe se a fumaça preta só ocorre na partida do carro pela manhã – nesse caso, é provável que o afogador ou o sistema de admissão de combustível do seu sistema de injeção eletrônica de combustível precise de ajuste.

O que causa

Quem gravou o vídeo acima pode até estar rindo agora, mas, logo, sentirá na pele as consequências desse descuido.

A fumaça preta é altamente poluente e contém substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente como um todo. Como é composta basicamente por carbono, suas partículas causam irritação nos olhos e garganta, redução da resistência às infecções, além de doenças crônicas. Além disso, a fumaça preta provoca descoloração e corrosão de materiais e afeta os vegetais.

Os sintomas da fumaça preta também podem ser sentidos no bolso: ela aumenta o consumo de combustível e, se não for corrigida, pode causar danos graves ao motor, que precisará ser trocado.

Legislação sobre emissão de fumaça

A Fumaça preta é proibida por lei pelo IBAMA e gera multas em alguns estados. Para saber mais, confira os limites máximos de emissão de poluentes para veículos automotores.

Como combater

O combate é simples: manutenção constante. Só assim é possível identificar e prevenir os problemas mecânicos que podem gerar esse tipo de anomalia.

fonte:https://www.sofit4.com.br

Outros contéudos do nosso blog!

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados