Para quem não sabe como é o sistema e como funciona, o turbo, basicamente, é um equipamento constituído de um eixo e paletas envolvidos por uma concha, que aproveita a passagem dos gases do escape, para injetar ar comprimido com maior densidade através da força centrífuga, aumentando sensivelmente o desempenho do propulsor.
Muitos não sabem, não somente na potência que o turbo atua, mas também, auxilia na otimização da mistura ar/combustível. Com os atuais empregos de tecnologia nas novas gerações de turbocompressores, se tornaram peças fundamentais para a diminuição da poluição e consumo de combustível.
Por conta das características dos motores diesel, o emprego do turbo só traz vantagens. Hoje, praticamente não se encontram mais motores diesel sem turbo, ao contrário dos motores a gasolina por exemplo, que dependendo da instalação, pode vir a comprometer o consumo e durabilidade do propulsor. No motor ciclo diesel, esse problema não ocorre, ao contrário, esses fatores são melhorados, sendo assim fundamentais hoje em dia.
Outro exemplo claro da importância dele, é na nova geração de motores da FPT empregados na linha Iveco Stralis 2017, onde entre diversas mudanças, o turbo recebeu modificações, para que os motores ganhassem aumento de potência e torque.
Com tudo isso, podemos notar a importância desse equipamento para os motores atuais não acham? Porém, cuidados são necessários para que ele tenha uma vida útil bastante produtiva. Cuidados com vazamentos de óleo lubrificante, limpeza do filtro de ar e combustível de melhor qualidade são ações de extrema importância para deixar o turbo em perfeitas condições e sempre disponível.
Então amigo caminhoneiro, se atente às condições do turbo equipado em seu caminhão para que não ocorram surpresas.
Portanto, verifique sempre as condições do equipamento e boa viagem.