Manutenção de picapes: os principais detalhes que você deve saber

Versáteis, as picapes têm ganhado as ruas e estradas em todo o mundo. Com cada vez mais adeptos, esse tipo de automóvel precisa de revisões periódicas, a fim de evitar problemas futuros e gastos desnecessários. Por isso, neste texto, trouxemos os principais detalhes que você deve levar em conta na manutenção de picapes.

Por dentro das picapes

De um modo geral, picapes são carros resistentes, preparados para enfrentar desafios no asfalto ou na estrada de terra. Não à toa, são bastante procuradas por quem gosta de encarar aventuras, trilhas pesadas ou, simplesmente, ama viajar.

Por outro lado, esse tipo de automóvel tende a ter uma manutenção mais alta em comparação com outros modelos de carro. Neste sentido, é fundamental realizar revisões periódicas em uma oficina de sua confiança, a fim de garantir que as peças estão em pleno funcionamento.

Há, ainda, uma preocupação com carros usados. Se este for o seu caso, realize uma inspeção e garanta que a manutenção esteja em dia. Uma boa dica, é focar na identificação de sinais de acidentes e de corrosão na caçamba e carroceria, além, é claro, de avaliar a documentação.

Por dentro das picapes

As picapes são compostas por algumas peças que tradicionalmente não estão presentes em outros veículos. E é justamente isso que confere mais conforto e resistência ao modelo. Para evitar surpresas na manutenção de picapes, separamos abaixo algumas das principais peças que integram os modelos das grandes montadoras, nacionais e internacionais:

  • Eixo Cardan: comum em automóveis com motor dianteiro, o eixo cardan de picapes costuma ser mais robusto, de modo a conferir ainda mais resistência ao automóvel;
  • Semieixo: com a função de transferir a força do diferencial para as rodas do automóvel, a peça sofre bastante desgaste ao longo do tempo, especialmente em picapes que trafegam por terrenos irregulares;
  • Coroa e pinhão: engrenagens fundamentais para o sistema de transmissão de um veículo, nas picapes elas controlam a potência e a velocidade que é transferida para as rodas do automóvel;
  • Santo Antônio: como uma espécie de proteção para a cabine em caso de capotamentos, a peça reforça a estrutura do carro, sendo bastante eficiente;
  • Para-choques de impulsão: como o próprio nome sugere, a peça tem o objetivo de proteger a dianteira do veículo de pequenos impactos e pedras, troncos, entre outros detritos, que possam vir em direção ao carro, especialmente em estradas de terra.

Além dos itens acima, donos de picapes devem tomar cuidados especiais com amortecedores e pneus. Isso porque, como o carro é submetido, geralmente, a condições mais extremas, os componentes precisam ser robustos e podem sofrer mais desgastes do que o normal. O mesmo acontece com os pneus.

Por isso, é fundamental, sempre que possível, observar esses itens na manutenção de picapes, especialmente nas médias e grandes. 

O que observar na manutenção de picapes 

Assim como acontece com outros veículos, a manutenção de picapes deve sempre ser realizada por profissionais especializados e capacitados. Isso porque, além de conhecimento prático, eles têm técnicas exclusivas e trabalham de acordo com as recomendações da montadora do veículo, independentemente de qual seja.

De um modo geral, a manutenção preventiva deve considerar lubrificação dos componentes da transmissão, como coroa e o pinhão, troca de óleo e revisão do eixo cardan, pneus, molas e amortecedores.

Agora que você já sabe o que levar em conta na manutenção de picapes, que tal aproveitar para entender mais sobre Injeção Eletrônica Diesel. Acesse nosso blog e confira!

Outros contéudos do nosso blog!

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados