Para você que tem um veículo a diesel, reduzir os custos da manutenção do carro é uma das maiores preocupações dos motoristas, já que esse é um dos grandes gastos para quem tem um veículo.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é que existem diversas formas de economizar com a revisão. São pequenas atitudes realizadas no dia a dia que, no fim das contas, evitam gastos e auxiliam na preservação do automóvel.
Se você quer saber como reduzir os custos da manutenção do carro, continue a leitura! Nós daremos um tutorial com 4 dicas que irão fazer toda a diferença no seu orçamento. Vamos lá?
1. De olho nos pneus
Os pneus correspondem a parte do carro que é mais suscetível a desgastes, por isso deve-se sempre estar atento a eles. Além disso, quando o pneu vai mal prejudica a performance de todo o carro.
Por isso, é importante que os pneus estejam sempre alinhados e calibrados. Uma forma de reparar se o seu veículo precisa de alinhamento é observando os desgastes irregulares nos pneumáticos ou reparando se o carro tem dificuldades para andar em linha reta.
Já a calibragem deve ser feita a cada duas semanas e com os pneus frios. Lembre-se de obedecer sempre a pressão indicada pelo fabricante. Calibrar a mais ou a menos é prejudicial para o seu carro.
2. Examine o óleo do motor
Se você deseja reduzir os custos da manutenção do carro, é importante estar sempre atento ao óleo do motor. Sempre confira o nível utilizando a vareta e respeite os prazos de troca descritos no manual do seu veículo.
Quando o óleo vencer, perde a viscosidade e compromete todo o bom funcionamento do motor, pois a função de lubrificação, refrigeração e limpeza não será cumprida.
Quando for trocar o seu óleo, não deixe de conferir o filtro, realizando a troca caso necessário. Isso deve ocorrer geralmente a cada duas trocas.
3. Fique atento ao fluido dos freios
O fluido dos freios é muito importante para lubrificar toda a tubulação desse sistema. Portanto, se não for trocado na hora certa, pode gerar desgastes que comprometam o bom funcionamento do carro e podem encarecer a revisão.
Para evitar isso, realize a troca a cada 10 mil quilômetros ou a cada dois anos.
4. Não se esqueça do sistema de arrefecimento
O sistema de arrefecimento é responsável por refrigerar o motor, sendo assim o seu bom funcionamento é importante para evitar problemas, como alto consumo de combustível e até comprometimento do cabeçote.
Para evitar que isso ocorra, verifique sempre o nível da água no reservatório de expansão. Se reparar que precisa repor a água com muita frequência procure já uma oficina!
As dicas apresentadas aqui são as principais medidas para preservar o bom funcionamento do veículo e para economizar com reparos.
Agora que você já sabe como reduzir os custos de manutenção do carro a diesel, confira o nosso artigo sobre manutenção de pneus!