Caminhão com problema: veja os sinais que podem indicar algum defeito

Caminhão com problema é algo comum, independente de modelo, ano ou marca. Eventualmente, toda máquina apresentará algum defeito. Nesse sentido, o importante é ficar atento aos sinais que o seu veículo dá e levá-lo o mais rápido possível para a manutenção.
Negligenciar isso, pode trazer sérias consequências, como a quebra de um componente ou algum outro imprevisto que te impeça de trabalhar. Pensando nisso, hoje iremos abordar este tema para te ajudar a identificar 4 sinais que o caminhão dá quando está com problema, quais são as causas mais comuns e como a manutenção preventiva pode te ajudar. Boa leitura!

Caminhão com problema: conheça 4 sinais e suas causas

Vamos conhecer os 4 sinais mais comuns que os caminhões dão quando estão com algum erro mecânico!

1. Fumaça com coloração estranha

Enquanto os caminhões que possuem motores atuais e em perfeito estado, praticamente não apresentam coloração na fumaça, os caminhões antigos já apresentam uma cor acinzentada, mesmo se estiverem em ótimas condições de uso.  Mas, é comum que veículos a diesel produzam muita fumaça de cores diferenciadas, a depender do problema que vem enfrentando.  Se a cor da fumaça for preta, pode estar havendo algum problema com a relação de combustível. Isso pode refletir um problema do sistema de injeção ou alguma falha no sistema de escape. Por outro lado, se a coloração for mais clara, mostra que o combustível não está sendo queimado ou que a água está evaporando com ele. Isso pode ocorrer pela variação da temperatura ambiente. Agora, se a coloração for azul, quer dizer que o óleo lubrificante está sendo queimado em excesso. O que evidencia problemas no motor, como desgastes nas camisas, pistões e anéis.

2. Perda de força do motor

Os caminhões apresentam motores que foram projetados para terem alto torque. Por isso, esses veículos possuem força suficiente para enfrentar subidas íngremes mesmo levando uma carga pesada.  Mas, se você está subindo uma serra e percebe que o caminhão apresenta dificuldades, não force! É melhor procurar um mecânico. A perda de força do motor pode ocorrer por inúmeros motivos, como diesel de qualidade duvidosa, obstrução no filtro de ar, dano nos injetores, desgastes internos, vazamentos na mangueira do intercooler, dentre outros. 

3. Perda de estabilidade

Um caminhão com problema pode apresentar perda de estabilidade em curvas, o que é grave. Nesse sentido, é preciso ficar atento com os itens da direção, suspensão e conjunto de rodas e pneus.

4. Trepidação em excesso

Se você passa por quebra-molas ou por uma pista desnivelada e sente todo o caminhão trepidando, cuidado! Isso pode indicar problemas com os amortecedores. Nesse sentido, pode ser necessário realizar um serviço de alinhamento, balanceamento, geometria e até troca de pneus. Fique de olho nas pistas que o seu veículo dá! Não dar atenção a esses indícios podem trazer prejuízos maiores. Realize sempre a manutenção preventiva! Agora que você já sabe os sinais de um caminhão com problema, venha conferir dicas para aumentar a vida útil da turbina do seu caminhão!

Outros contéudos do nosso blog!

© 2024 Mundial Turbinas — Todos os direitos reservados